Semijoias: o que fazer para o seu negócio sobreviver ao coronavírus
Empreender é para os fortes e a gente sempre soube disso. Mais do que nunca é hora de aperfeiçoarmos as nossas ferramentas para enfrentarmos mais essa crise. Fomos obrigados a adiar a ALJOIAS Brutos, a principal feira do setor de semijoias, em função da pandemia do Coronavírus. Optamos por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos na feira, visitantes, expositores e organizadores.
Agora é hora de cuidarmos da saúde do seu negócio. Você que revende semijoias, tem uma pequena loja ou é autônomo, precisa, em primeiro lugar, tomar duas atitudes. Primeiro respirar e manter a calma. A segunda é ter muito bem fortalecido dentro de você a certeza de que tudo passa. Nenhuma crise é eterna. A vida vai continuar e precisamos assegurar a vida do nosso negócio também.
Para te guiar nessa tarefa, recorremos aos ensinamentos de Richard Harary, brasileiro que fundou a maior loja de enxoval para bebês dos Estados Unidos. Confira as dicas do gestor para travessar a recessão causada pela emergência global do coronavírus e manter o seu negócio de pé.
Confira:
1- Renegocie aluguéis e prazos
Se o Imóvel da empresa for alugado, entre em contato com proprietário explicando a situação e peça uma carência de 1 a 2 meses de aluguel, ou algum desconto devido à situação de emergência. Se o Imóvel for financiado, faça a mesma coisa com a financeira.
2- Reduza carga horária e custos fixos
Corte os custos fixos em tudo que for possível. Reduza a carga horária dos funcionários ao máximo. Se preciso, dispense alguns funcionários e mantenha na empresa somente os melhores.
3- Motive a sua equipe a vestir a camisa
Motive os funcionários que não foram dispensados a vestir a camisa da empresa, mais que nunca. Conscientize-os para que juntos, funcionários e empregador, possam superar esta crise.
Importante também manter a comunicação e acompanhar de perto aqueles que precisarão trabalhar remotamente em home office.
4- Ganhe tempo
Veja todos custos que podem ser cortados. Faça uma lista e enumere tudo que possa ser temporariamente pausado. Corte ao máximo os gastos e avise aos fornecedores que só vai poder pagar após as coisas se regularizarem. Converse, seja sincero e peça algum tempo a todos.
5- Invista na criatividade e na internet
Seja criativo e encontre novas maneiras de vender nesta época de dificuldade. Listar sua empresa e seus produtos no eBay, MercadoLivre e similares pode ser uma boa alternativa para seguir com as vendas.
Procure os melhores market places da internet e posicione sua empresa digitalmente nas redes sociais.
Investir na divulgação online e criar promoções fortes para manter algum fluxo de caixa é muito importante nessa hora. Lembre-se que as vendas online estão mais em alta nesta época de isolamento e quarentena.