Consignação de semijoias: é ou não um bom negócio?
Brasileiro é um povo que se vira nos trinta e acaba encontrando um jeito para tudo. Quem é empreendedor que o diga! Para fazer o negócio girar, vale a pena tentar tudo, inclusive trabalhar com venda consignada. No ramo de semijoias essa pratica tem sido cada vez mais comum. A consignação se trata de um acordo em que as mercadorias de um determinado fabricante são colocadas sob os cuidados da loja até que o item seja vendido a um comprador. O proprietário dos bens – o consignador – retém a propriedade dos itens até que eles vendam. Quando o item vende, a loja ou a pessoa que vendeu o produto – o consignatário – paga ao fabricante o valor do produto.
Como funciona a venda consignada?
Por exemplo, um consignador pode deixar em uma loja uma semijoia para vender. O item permanece na loja até que seja vendido e quando faz a venda, a loja fica com 50% do preço da peça, dando os outros 50% ao proprietário do item. Outro exemplo é um revendedor que vende suas peças por uma taxa fixa. Ou uma joalheria que venda seus itens on-line poderia usar uma loja de consignação para vender seus produtos localmente em uma loja.
Como as pequenas empresas podem usar consignação
Se a sua pequena empresa não tiver sua própria loja ou local físico para vender suas semijoias, uma opção seria vender seus produtos em consignação. Para fortalecer seu estoque, muitos varejistas estão dispostos a aceitar novos itens em consignação. Você estaria efetivamente emprestando uma loja para vender seus produtos em seu nome. Um contrato de consignação difere de um negócio de atacado, pois você não está vendendo seus produtos para a loja. O varejista está agindo como um terceiro, um intermediário trabalhando em seu nome para gerar uma compensação pela venda, que é tipicamente de cerca de 20 a 60%.
Benefícios da consignação para uma pequena empresa
O principal benefício da remessa é que ela permite que as pequenas empresas vendam seus produtos sem a despesa de ter sua própria loja, pagar aluguel ou manter a folha de pagamento de uma equipe para gerenciar a loja sem a garantia de vendas suficientes.
A consignação dá às pequenas empresas a oportunidade de vender seus produtos em uma área de vendas física. Um contrato de consignação coloca seus produtos na frente de clientes atuais e potenciais, aumentando assim a conscientização sobre sua marca e seus produtos. Por outro lado, se uma pequena empresa possui uma loja, a venda em consignação permite-lhes vender uma gama maior de produtos. Isso pode atrair mais clientes e ajudar a diferenciá-los da concorrência.
Tipos de pequenas empresas que podem usar consignação
Qualquer pequena empresa que venda produtos que poderiam ser fisicamente colocados em outra loja poderia potencialmente usar a remessa em seu benefício.
Empresas especializadas em joias, roupas, brinquedos, acessórios e outros itens podem se dar bem com contratos de consignação.
Os contras do uso de consignação
A maior desvantagem de vender seus produtos através de consignação é que você não consegue manter todo o lucro. Os consignatários podem receber até 60% em compensação pela venda, valor que precisa ser levado em conta ao determinar quanto custa você fazer ou comprar os itens em primeiro lugar.
Com a consignação, você não receberá dinheiro até que os itens sejam vendidos. Isso poderia ser problemático para os requisitos de fluxo de caixa e, portanto, você precisa gerenciar cuidadosamente o fluxo de caixa para evitar problemas.