Use o WhatsApp Business para manter contato com os clientes nessa quarentena
Agora é real: vendas só pelo virtual, pelo menos por enquanto. E o revendedor de semijoias que ainda não tem um e-commerce pode usar o WhatsApp para atender os seus clientes e evitar prejuízos. Com essa crise do coronavírus, a ferramenta pode a ser solução para garantir as vendas do negócio ou pelo menos estreitar laços e manter o relacionamento.
Confira aqui algumas dicas do Sebrae para usar o aplicativo e melhorar as vendas.
1. Envolva o cliente
Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas.
Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
2. Segmente a sua lista de contatos
Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhastsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas.
3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa
Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.
4. Atribua tags aos clientes
As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso pode ajudar neste momento em que as atenções de vendas estarão concentradas na plataforma.
5. Aproveite os recursos das listas de transmissão
As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:
Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”.
Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”.
Altere o nome da lista e adicione outras pessoas.
Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão.
6. Invista em um número exclusivo
Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade, tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.
7. Preste um bom atendimento
Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de atendimento.
8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp
Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000.
Coloque o seu número após a palvra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros.
Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.
Agora, o cliente pode te enviar uma mensagem direta, através do link.
9. Acompanhe as estatísticas das ações
Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório:
Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”.
Selecione “Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”.
Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.
Crise traz oportunidades e, mais do nunca, passa pela sustentabilidade. Vem com a gente que nós sabemos conhecemos esse caminho!