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Revenda de semijoias: como definir seu público-alvo

Posted by: admin Category: Aljoias Tags: , , , , Comments: 0 Post Date: 27 de setembro de 2018

Revenda de semijoias: como definir seu público-alvo

Um dos maiores erros cometidos por quem começa a vender semijoias é querer agradar a todos. Pense na venda como um jogo de dardos: você tem que mirar para acertar o tabuleiro e ao acertá-lo, pontuará. E se sua mira é boa você acertará o alvo.

Ao pensar em sua marca, é essencial ter uma noção clara de com quem você está falando para que escolha as mensagens mais relevantes para esse público. Você sabe que definir um público-alvo é uma prática recomendada para os negócios e felizmente, descobrir quem comprará suas peças não requer um processo tão complicado. A seguir, damos três passos para garantir que, da próxima vez que falar sobre a sua marca para alguém, esteja pensando na língua dela.

1. Construa uma Base

O primeiro passo essencial para se comunicar com seu público é entender quem ele é em um nível demográfico. Pense nas várias pessoas que você está atingindo com sua marca e responda às seguintes perguntas para cada uma delas:

• Qual é a idade deles?

• Qual é o seu gênero?

• Qual é a sua etnia, raça e origem cultural?

• Qual é o seu nível de educação?

• Qual é a religião?

• Qual é o seu status econômico?

• Qual é a sua orientação sexual?

Para cada grupo demográfico que você delineou, crie uma “pessoa” de amostra a partir desses dados. Qual é o nome dela? Qual sua idade? Quanto ganha? Ela está em um relacionamento? Seu público não será homogêneo – então criar vários perfis de “usuários de exemplo” pode tornar esse processo muito mais fácil.

2. Construa uma ID psicológica

Depois de definir a demografia do seu público, é hora de ir mais fundo para identificar quem ele é. Você precisará definir os atributos psicológicos relacionados a personalidade, valores, atitudes, interesses ou estilos de vida que permitirão que você entenda melhor sobre o que o seu público-alvo gosta e por quê.

• Quais são suas atitudes ou predisposições?

• Quais são seus hábitos?

• Quais são seus valores?

• Quais são os seus interesses?

• Quais são as suas opiniões?

Agora, sobreponha essas informações psicológicas em cada um dos seus perfis demográficos. Com o que cada pessoa se preocupa? O que ela gosta de fazer no seu tempo livre? Com quem costuma comprar e para quem?

Embora não haja perfis padrão (por exemplo, nem todas as mulheres de 25 anos se preocupam com casamentos e nem todos os graduados do ensino médio querem ir para a faculdade), você pode fazer algumas suposições gerais sobre as pessoas que está tentando atingir.

Entre em pormenores que poderão te ajudar. Abra um documento e descreva cada cliente que tiver relatando sobre as tarefas diárias que a pessoa faz em seu trabalho. Fale sobre o que eles fazem nos finais de semana com sua família e amigos. Quanto mais detalhes você puder incluir, mais fácil será para você segmentar essa pessoa ao implementar sua estratégia de marca pessoal. Vá até incluir uma foto da pessoa.

À medida que você cria o perfil do seu público-alvo, você entra na mente deles e descobre suas motivações. Isso é importante porque, como dissemos anteriormente, quando você sabe quais são as motivações dessa pessoa, pode ajudá-las a alcançar seus objetivos.

3. Revise e refine sua mensagem

Agora que você definiu e aprendeu um pouco mais sobre seus principais públicos-alvo, é possível personalizar as mensagens da sua marca para garantir que sua história seja relevante para cada grupo. Pense em como adaptá-las para cada um dos seus perfis que encontrou. Determinar dados demográficos – pessoas em diferentes faixas etárias ou áreas geográficas, por exemplo – precisam de argumentos adicionais para comprar? Quais de suas principais mensagens para cada grupo? Ao longo deste processo, pode ser útil verificar a concorrência também. Quem são seus concorrentes, como estão segmentados? Como suas mensagens mudam com base nos diferentes públicos-alvo que estão segmentando?

Quando terminar este exercício, você terá uma visão muito mais íntima das pessoas e grupos que sua marca está atingindo. Então escute seu público, envolva-o em conversas significativas, teste suas ideias e refine suas mensagens à medida que você aprende mais. E, em breve, você poderá falar sobre sua marca para todos os seus principais públicos-alvo.


 

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