Escute o seu cliente

Veja como desenvolver a “Escuta Ativa”, uma ferramenta poderosa para criar conexões e vendas
Lojas fechadas, clientes preocupados com e o emprego e vendas paradas. Diante desse cenário, os vendedores de semijoias precisam mudar as estratégias para conseguir revender os produtos. A pandemia deve durar ainda um certo tempo e, até lá, não podemos ficar de braços cruzados.
Uma boa estratégia nesse momento é desenvolver uma ferramenta muito utilizada em negociações: a escuta ativa. Geralmente vendedores são treinados para desenvolver uma boa oratória, mas ouvir o que os clientes têm a dizer comprovadamente traz mais retorno às vendas.
Por meio da escuta ativa, é possível compreender efetivamente o que as pessoas realmente estão dizendo e desenvolver um relacionamento de qualidade com elas. Ou seja, ela torna os diálogos mais profundos e eficientes.
Através de algumas técnicas de escuta ativa, o vendedor consegue interpretar e analisar o que o cliente está de fato desejando. É comum as pessoas não terem clareza dos seus desejos e necessidades, e falarem A quando na verdade querem dizer B. Por exemplo, quando o cliente diz: “procuro uma peça especial”. Por trás dessa frase ele pode estar querendo dizer: “não me importa de pagar um pouco a mais, desde que eu reconheça que essa semijoia tenha um atributo que a torne diferente”.
Como desenvolver a escuta ativa para vender semijoias
Existem técnicas que facilitam colocar a escuta ativa em prática. Confira aqui como usar essa ferramenta para vender mais semijoias!
. Faça perguntas abertas
Para ouvir o que o cliente tem a dizer de verdade, estimule que pessoa exponha o seu ponto de vista em relação a um assunto específico fazendo perguntas abertas, que ela não possa responder apenas com um “sim” ou “não”, mas que seja obrigada a dar mais explicações. Com isso você terá mais informações.
. Escute as respostas com bastante atenção
Ouça com muita atenção tudo o que o cliente tem a dizer. Não o interrompa enquanto ele estiver falando.
Evite distrações, faça anotações sobre os pontos mais importantes e atente-se a linguagem corporal, que também pode estar comunicando algo.
. Confirme tudo o que você escutou
Para garantir o pleno entendimento de tudo o que foi dito pelo interlocutor, é preciso que confirme com ele tudo aquilo que você escutou.
Faça perguntas fechadas, de “Sim” ou “Não”, a respeito dos pontos mais importantes que você anotou. Elabore um resumo de tudo o que você entendeu e peça para que a outra parte dê a confirmação ou corrija qualquer erro de interpretação que você possa ter tido.
. Dê um feedback para o interlocutor
Por fim, para que a sua escuta ativa seja bem sucedida, é essencial que você dê uma resposta para o seu interlocutor. Compartilhe com ele a sua visão sobre aquele assunto, levando sempre em consideração a perspectiva de quem está do outro lado da conversa.